Scroll Top

Desintoxicação Alimentar – O que é e como Fazer?

Desintoxicação alimentar ou simplesmente “detox” vem do inglês detoxification ou desintoxicação em português, tornou-se conhecida quando foi relacionada a dietas de emagrecimento.

Por-que-é-importante-investir-numa-dieta-de-desintoxicação-alimentar

Desintoxicação Alimentar

É a retirada ou diminuição radical da ingestão de alimentos e produtos industrializados que contenham sal em excesso, cafeína, açucares e gorduras. Para a maioria das pessoas, só essa mudança já resulta realmente na perda de peso.

A desintoxicação alimentar é um processo natural que ocorre em todo ser vivo. Na verdade, ela faz parte do processo vital das células dos tecidos e dos órgãos do nosso corpo, como pulmões, rins, sistemas imunológicos, mucosa nasal, cérebro e pele.

A desintoxicação alimentar é fundamental para os intestinos pois funciona como um filtro de impurezas, impedindo que cheguem ao fígado. Durante a desintoxicação, as toxinas – os agentes nocivos – tornam-se solúveis em água para que sejam mais facilmente eliminadas por meio das secreções, como o suor, a urina, as lágrimas etc.

Assim, tanto as toxinas que são produzidas pelo nosso organismo quanto aquelas que ingerimos são eliminadas ou reduzidas na desintoxicação alimentar.

Infelizmente, por força de hábitos alimentares errados que temos esse processo acaba sendo desfavorecido e a maioria das pessoas convive com o próprio organismo intoxicado e inflamado, padecendo por isso com desconfortos que poderiam ser evitados e que acabam prejudicando sua saúde.

A solução para uma desintoxicação alimentar bem feita

A solução para muitos dessas doenças desconfortantes está em adotar, por alguns dias, um cardápio planejado para esse fim e fazer uma desintoxicação alimentar.

Durante esse período, são completamente evitados alimentos que prejudicam o funcionamento do organismo.

Nossa capacidade de desintoxicação é muito influenciada por fatores como genética, nutrição, sexo, atividade física, presença de doenças ou uso de certas medicações.

Alguns outros exemplos de toxinas são radiações, os poluentes do ar, da água e do solo (pesticidas, agrotóxicos etc.), e que afetam os alimentos de origem; aditivos alimentares (corantes, estabilizantes, alumínio etc.) e o álcool e o tabaco, entre outros.

Essas toxinas o nosso corpo consegue diminuir ou eliminar o impacto da maior parte delas.

Desintoxicação Alimentar

Desintoxicação Alimentar

Os fundamentos da desintoxicação alimentar

Os antioxidantes podem estar presentes no organismo ou ser obtidos por meio dos alimentos por isso sempre é bom fazermos uma desintoxicação alimentar.

Entre os antioxidantes dietéticos, estão as vitaminas A, C, E, B12, o ácido fólico, minerais como zinco, selênio, magnésio, as fibras e ômega 3 e 6.

O tecido adiposo (a gordura) é o maior armazenador de toxinas no corpo, as quais são liberadas em grandes quantidades durante o processo de emagrecimento. Para a aproveitar melhor os nutrientes e os antioxidantes, de maneira geral, é fundamental adotar uma alimentação colorida , fracionada, variada e isenta de contaminantes e alimentos industrializados.

Deve-se manter, também, o consumo suficiente de líquidos, principalmente água, que constitui 2/3 do nosso peso corpóreo e é um dos elementos mais importantes para manutenção da vida e conseguir alcançar a desintoxicação alimentar.

Entre os alimentos alguns se destacam pela quantidade de antioxidantes, como repolho, couve-flor, couve-manteiga, brócolis, mostarda, nabo, agrião, rabanete, rúcula, alecrim, chá-verde e preto, cebola, as frutas vermelhas e as frutas cítricas.

Alimentos que auxiliam na desintoxicação alimentar

Esses alimentos são grandes aliados na promoção a saúde, principalmente se forem produtos de lavouras orgânicas ( os alimentos orgânicos, têm maiores teores de nutrientes e de antioxidantes e mais sabor, pois não usam agrotóxicos.)

Seu regime alimentar será melhor ainda se for possível a inclusão de alimentos germinados (alimentos vivos, como broto de alfafa, feijão e soja), aliada a pratica de atividade física diária e ao controle do estresse físico, mental e emocional.

No entanto, na incansável busca pelo corpo perfeito busca pelo corpo perfeito, as chamadas detox, dietas de desintoxicação, caíram no gosto popular, muitas vezes com propostas milagrosas, como ingestão de apenas sucos, água, chás laxativos ou dietas de inanição, altamente nocivas e perigosas, pois podem resultar em deficiências energéticas, proteicas, vitamínicas e de minerais.

Após experimentar a dieta detox, muita gente percebe que ela traz benefícios que vão muito além da perda de peso e sente-se incentivada a incorporar hábitos alimentares balanceados.

Dicas extras sobre o assunto

Neste site você vai encontrar receitas de sucos detox saborosas e bem variadas, de acordo com as exigências das dietas detox para uma desintoxicação alimentar com sucesso.

Naturalmente, essas receitas não substituem a orientação oferecida de maneira individual por profissionais da saúde, mas serão muito positivas no seu plano alimentar e, com certeza, você poderá descobrir que a adoção de um estilo de vida saudável é sempre o melhor caminho para o seu bem-estar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.