8 benefícios da água com limão

 

Os alimentos que consumimos não têm um efeito sobre o nosso organismo, mas que dizem respeito a vários processos que acontecem em nosso corpo, e com a água com limão acontece o mesmo. Estes são os principais benefícios.

1. Ajuda a retardar os sinais da idade

O limão contém muitos antioxidantes, o que significa que contribui para que a passagem do tempo, produza um menor desgaste no nosso organismo. É claro que não se trata de um alimento milagroso, e o simples fato de beber água com limão para não fará com que nos sintamos mais jovens, já que há que acompanhar o seu consumo com outras condutas saudáveis. No entanto, é mais uma maneira de melhorar a saúde de todo o nosso corpo em geral.

2. Ajuda a melhorar a qualidade de nossa pele

Este benefício está ligado com o anterior, já que um dos locais em que os efeitos benéficos dos antioxidantes se notam mais é em nossa pele, muito propenso a ser prejudicada pelos radicais livres. A vitamina C, além disso, ajuda a fazer com que as feridas que possamos fazer melhorem com maior rapidez.

3. É diurética

A água de limão faz com que nosso corpo se desprenda das toxinas que se acumulam sobre ele de um modo mais rápido, fazendo com que o nosso fígado seja mais eficiente e tenha mais saúde. Quando combinado com períodos de jejum entre 12 e 24 horas, melhorando os seus efeitos benéficos.

4. Ajuda a assimilar outros nutrientes

A vitamina C é muito importante, entre outras coisas, porque há uma maior quantidade de ferro que se consome passe a ser assimilado pelo organismo. O mesmo ocorre com outras vitaminas que estão presentes nesta fruta em menor proporção: fazem com que elementos benéficos dos alimentos que consumimos são deixados em nós em vez de passar ao despercebido.

5. É uma ajuda para o mau hálito

Depois de passar horas dormindo, é normal ter mau hálito por causa da boca seca e o acúmulo de saliva em certas partes. O aroma do limão, além de refrescar, serve para combater este fenômeno.

6. Ajuda a perder peso

O limão é um dos tipos de frutas que apresenta uma maior concentração de pectina, uma fibra que, além de nos ajudar a nos livrar do mau colesterol, ajuda a fazer com que se sacie o apetite (apesar de que, em si mesma, não serve para nutrir). Isso faz com que diminua a propensão a ceder aos desejos.

7. Uma desculpa perfeita para hidratar o corpo

Depois de dormir, é normal que o corpo esteja desidratado, e a melhor fonte de hidratação é, com diferença, a água. Adicionar o suco de limão é uma boa forma de fazer a tomar um copo de água um pouco menos chato, uma barreira psicológica que, embora pareça mentira, muitas vezes faz com que optemos por refrigerantes que prejudicam a nossa saúde, entre outras coisas, devido a sua alta concentração de açúcar.

8. Tem um efeito reparador

Além de evitar que a qualidade dos tecidos de nosso corpo se degrade com o tempo, o suco de limão também ajuda a que se corrijam as pequenas rupturas ou feridas que sofremos, embora não nos demos conta, ao longo do dia-a-dia em nossa pele, ossos e tendões. Isso desempenha um papel principal da vitamina C , apenas 100 gramas de limão já respondem por 65% da quantidade de vitamina C que recomenda-se consumir em cada dia.

Concluindo

Água com limão é um bom complemento para acompanhar nossas refeições ou de se hidratar durante as horas de jejum. No entanto, há que ter em mente que, ao não conter macronutrientes, tem de ser acompanhado por alimentos que contêm outras vitaminas como, especialmente, carboidratos, gorduras e proteínas.